Após caso de zika vírus, Sumaré retoma sorologia
26/05/2015 21:45
João Colosalle
Prefeitura retomou exames de sangue em pacientes com suspeita de dengue após primeiro caso de zika vírus do Estado
A Prefeitura de Sumaré informou na segunda-feira (25), por meio da assessoria de imprensa, que retomou os exames de sangue em pacientes com suspeita de dengue. A medida foi tomada após a descoberta do primeiro caso de zika vírus do Estado na cidade, confirmada na sexta-feira (22) passada. Trata-se de um homem de 52 anos, morador no Parque General Osório e que já está curado.
"Ao todo, poderão ser colhidos cinco exames diários, que serão encaminhados para o Instituto Adolfo Lutz. Após os resultados dos exames, a equipe de Vigilância Epidemiológica de Sumaré poderá verificar se o zika vírus está em circulação na cidade, ou se aquele foi um caso pontual e isolado", informou a assessoria de imprensa do município.
De acordo com informações do governo estadual e da prefeitura, o paciente não tinha registro de viagens nas últimas duas semanas antes do aparecimento dos sintomas, o que indica que ele teria sido contaminado na cidade.
"É importante frisar que, apesar de um caso confirmado, precisamos verificar se o vírus já está circulando na cidade. Porém, antes mesmo dos resultados, a nossa equipe já está realizando o bloqueio mecânico no Parque", disse a gerente da Saúde Coletiva de Sumaré, Adriana Medeiros. Nesta terça-feira (26), equipes de controle de endemias fizeram a verificação casa a casa no bairro.
A Vigilância Epidemiológica de Sumaré esclareceu que a forma de combate ao zika vírus é o mesmo da dengue, já que o mosquito transmissor é o Aedes aegypti. Os sintomas também são semelhantes, mas o zika vírus é considerado uma forma mais branda da dengue.
O caso foi descoberto porque este paciente havia doado sangue no Hemocentro da Unicamp, em Campinas, alguns dias antes de apresentar os sintomas. Após ser diagnosticado com dengue, ele próprio teve a iniciativa de ligar para o Hemocentro comunicando sua situação.